Conteúdo Premium

Achou as joias da coroa a que somente assinantes pagantes têm acesso. São histórias exclusivas e inspiradoras, um presente a quem nos apoia e incentiva.

@2016 brpress, Todos os direitos reservados.

Isabelle Caro em foto de campanha contra anorexia.Oliviero Toscani/DivulgaçãoIsabelle Caro em foto de campanha contra anorexia.Oliviero Toscani/Divulgação

Morte de modelo reaviva alerta

(brpress) - Médico adverte que doença também também acomete homens em busca do corpo perfeito.

(brpress) – A notícia tardia da morte da ex-modelo e atriz francesa Isabelle Caro, famosa após se deixar fotografar nua por Oliviero Toscani (fotógrafo das campanhas da Benetton) para uma campanha contra a anorexia, de que sofria, levanta novamente a polêmica em torno da doença.

Essencialmente, anorexia é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como “gordo”.

Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.

Meios pouco usuais

O paciente anoréxico costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.

Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém “normal” pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenômeno mas, segundo estudos clínicos, cerca de 10% dos casos que requerem internação para tratamento correm sério risco de morte por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.

Isabelle Caro sofria de anorexia desde os 13 anos e que a levou ao coma em 2006, quando pesava apenas 25 kg e media 1,65 metro. Ela morreu em 17 de novembro, mas somente nesta quarta-feira (29/12),  o site suíço 20 Minutes divulgou a notícia. A primeira informação de sua morte foi divulgada através de uma rede social na internet por um amigo da modelo, que tinha 28 anos.

Homens

O médico endocrinologista e metabologista   José O. Cervantes Loli adverte que a anorexia também acomete homens em busca do corpo perfeito. Para ele, Exercícios físicos em excesso e o uso das chamadas ”bombas” podem refletir transtornos psíquicos como a ‘anorexia reversa’.

“No mundo de hoje é preciso refletir sobre uma consciência corporal crítica para não satisfazermos apenas a mídia e a sociedade, fazendo com que os nossos desejos mais sutis, talvez desejos psicológicos distorcidos sobre nossas imagens, sejam deslocados para o nosso corpo”, diz.

Cadastre-se para comentar e ganhe 6 dias de acesso grátis!
CADASTRAR
Translate